O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou que deu a ordem para aviões caças da Força Aérea dos EUA abaterem um suposto balão espião chinês que estava sobrevoando o território norte-americano desde terça-feira. De acordo com fontes militares, a operação para recuperar os restos do balão está em andamento. O abate ocorreu sobre as águas da costa Leste dos EUA, enquanto o balão voava a uma altitude de 60.000 pés.
O secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, também confirmou o abate do aparelho chinês, descrevendo-o como um sucesso da operação da Força Aérea. Em um comunicado, Austin explicou que o dispositivo, que estava sendo usado pela China para monitorar locais estratégicos nos Estados Unidos, foi abatido por dois aviões caças no Atlântico, diante da costa da Carolina do Sul.
Ao longo do dia, fontes governamentais admitiram a possibilidade de o balão ser abatido, e o tráfego aéreo foi restrito em três aeroportos no sudeste dos EUA. Fontes relataram ter visto o balão ser abatido depois de vários aviões caças sobrevoarem a área onde ele se encontrava. Inicialmente, o Pentágono recomendou que não fosse tomada nenhuma ação contra o balão por questões de segurança, mas ele foi abatido assim que sobrevoou o Oceano Atlântico.