“O filme descreve a vida de Phiona Mutesi, uma xadrezista ugandesa nascida na cidade de Katwe, que tornou-se uma candidata mestre após seus desempenhos nas olimpíadas de Xadrez” wikipedia.
O Filme traz como protagonista Madina Nalwanga, e coadjuvantes Lupita Nyongo, David Oyelowo, Martin Kabanza, Edgar Kanyike.
Genero: Desporto, Drama e Biográfico Realizadora: Mira Nair
Produção John Carls e Lydia Dean Pilcher Edição: Barry Alexander Brown
Orçamento: 15 milhões de dólares americano
Sequencia: o trailer nos oferece uma sequencia clara que nos dá a entender o espaço geográfico do filme através do plano geral logo na primeira cena apresentada no trailer, com ajuda de legenda que apresenta o pais e religião onde foi filmado.
Possui uma narrativa motivacional mesmo para aquelas pessoas que não entendem o que esta a dizer nos diálogos (visto que o trailer oficial é inglês), através das imagem percebesse que Phiona apesar de viver num bairro suburbano de Uganda, tem um sonho de vencer na vida, e procura dar seu melhor até aprender a jogar xadrez.
Depois varias batalhas de xadres e descriminação (Bulling) se torna em uma verdadeira campeã mundial de xadrez. Pode-se constatar isso nos seguintes segundo do trailer 1 do filme: seg/20, seg/28 seg/33 seg/ 55, 56, 57 | min/ 1:40 seg | min 1:46
Fotografia: o diretor de fotografia junto o diretor de figurino e maquiagem souberam propor as melhores imagens, levando o telespectador a viajar a realidade das zonas suburbanas de África.
Colorização: as cores do filme nós levam a entender de uma forma inconsciente a construção dramática no trailer, por exemplo em todos as partes em que o Phiona tem esperança, momentos de reflexão, e força de ir enfrente com seus sonhos e predominante nas cenas tons azuis. Mas quando Ela sente-se
Quando ela se torna campeã no 1: 47 seg do trailer vimos ainda isso mais presente Tons azuis e o amarelo para traz representando fim de uma jornada que valeu apenas lutar E cor laranja ganha presença substituindo o amarelo no vestuário de Phiona.
Um dos aspecto que também passa despercebido no trailer, é bem logo no plano geral do segundo 46 onde phiona esta dentro do carro antes dela sair para fora da janela. Vimos que phiona também é uma jovem que acredita em Deus porque o Carro que a leva tem uma símbolo religioso, jesus pregado na cruz mostrando que o bairro suburbano também tem uma presença elavada de cristão apesar de suas lutas.
Som: O Trailer também nos traz uma boa sonoplastia e trilha sonora. Agora a pergunta que não se cala é: será que o filme é tão bom quanto ao
Mesmo assim recomento ver.