TV zimbo cemitério ou impulsionador do Cinema Angolano? 👁🇦🇴

#Cinenosso

Tv Zimbo é um Cemitério ou impulsionador para crescimento do Cinema Angolano?

Dois profissionais do cinema Angolano, manifestaram seu descontentamento acerca alguns filmes de baixa qualidade que são exibidos em uma televisão Privada angolana denominada Tv Zimbo.

Onde um deles diz a seguintes situação TV Zimbo é o cemitério dos filmes Angolanos, para quem lê apenas esta situação que é titulo da pastagem no Facebook, tem uma vaga compreensão do que profissional querer transmitir. Eu sou Francisco Venâncio cineasta especialista em Cinema Africano. E hoje vou analisar esta postagem e dar meu parecer acerca desta temática e do programa Cine Nosso da Tv Zimbo.

Ao ler a postagem compreendi-se que o autor da postagem esta descontente com as enormes falhas técnicas apresentados nos filmes. Que infelizmente é uma verdade que não pode ser contestada. Só que, fazendo uma interpretação do texto e ao ler as inter linha, acabamos perceber um outro contexto do texto que nos quer transmitir o autor, que é, estes filmes não deviriam ser apresentados na Tv como uma produção cinematográfica Angolana, para que o povo conclui que só há má produção nacional e que isto desprestigia os profissionais do ramo.

Mas antes mesmo de irmos a fundo desta questão vamos definir o que é realmente cinema e o que é filme, para o contexto em referencia.

“Cinema: 1º Arte de fazer filmes para projeção. 2º espetáculo de projeção de filmes 3º Estabelecimento ou sala destinada à projeção de filmes. 5º carreira profissional na arte cinematográfica”

Quando vamos a fundo do que significa filme encontramos a seguinte difinição: “ 1º Sequencia de imagens registradas a por meio de uma camara que se projectão em um ecram”.

Logo um vídeo é um filme e um filme é um vídeo independentemente de ter ou não qualidade. Em um país como nosso, iniciativas como esta da televisão Tv Zimbo em partilhar o programa Cine Nosso, contribui para desenvolvimento do cinema Angolano. Como?

1º Quando um líder do governo no ramo do cinema ver a ma qualidade da produção dos filmes exibidos que mesmo assim agregam valor e gera muita audiência na Televisão Angola, isso pode gerar incentivo para melhorar as produções por parte do governo de forma a vender bem a imagem do País.

2º. Este projeto de exibição de filme acaba gerando mais profissionais no ramo e incentivando cada vez mais produção nacional. Visto que somos mais consumistas de filmes internacionais bem longe da nossa realidade e que não se encaixam no nosso quotidiano e longe de revolver nossos problemas.

Embora existe regras para fazer um filme, esta regras não são inalteráveis. Podem ser mudadas por conta da liberdade artística, dificuldade técnica e financeira. Que infelizmente todas elas se encaixa na realidade Angolana. Logo não devemos guerrilhar nas redes sócias como profissionais que somos com quem fez bem ou quem fez mal. Hoje nós vemos muitos jovens sem formação e com grandes dificuldades financeira até para fazer formação no ramo, ainda sim fazendo filme por conta da liberdade artística e sem financiamento de terceiro.

Não vejo estes erros de produção como um ameaça a produção cinematografia nacional, mais sim um caminho a criação de uma indústria.

Ex: Para não sair da África vou aqui bem perto propriamente na Nigéria, onde o surgimento da indústria Nollywood começou do mesmo jeito e que até hoje existe produção com erros técnicos graves embora seja uma referencia na cinematografia África, devido a grandes profissionais que sabem representar a indústria Nollywood dentro e fora do País.

Desta forma conclui-se que Sim a Tv Zimbo e o programa cine Nosso não são um cemitério para indústria cinematográfica Angola, mais sim o veiculo que pode alavancar o cinema nacional.

Eu sou Francisco Venâncio e nos vimos no meu canal de vídeo sobre cinema com meu Nome Francisco Venâncio canal este dedicado a Cinematografia Africana.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *